Algas, água verde e turva, paredes e fundos escorregadios.

PROBLEMA

Piscinas com algas, água verde e turva, paredes e fundos escorregadios, são causados pela insuficiência de cloro na água. Isso ocorre quando a quantidade de cloro adicionada não é suficiente para manter toda a água da piscina desinfetada e livre de contaminantes.

Algas verdes

São as mais comuns. Geralmente flutuam livremente, podendo transformar uma água límpida e cristalina em uma água verde e opaca. A água inicialmente se embaça de um verde turvo que se torna cada vez mais espesso. Não se consegue enxergar mais do que de 10 a 30 centímetros de profundidade (1 a 2 azulejos). Algas verdes podem também formar colônias nas paredes – e até sobre os azulejos – mas são desprendida com relativa facilidade pela escovação.

Algas verde-amareladas

É um tipo de algas que se espalham rapidamente sobre superfícies, emprestando-lhes uma cor pardo-esverdeada.

Algas verde-azuladas (algas pretas)

Apresentam capa viscosa que protege suas colônias contra os desinfetantes. Fixam-se tenazmente em superfícies ásperas, como as juntas dos azulejos, na forma de camadas espessas de difícil remoção. Na presença dessas algas a água pode até permanecer transparente e bonita, mas elas vão se alastrando aos poucos até que as áreas ásperas estejam totalmente cobertas.

Outras algas

Como a coloração é uma forma de agrupar as algas, existem “algas amarelas”, “algas marrons” ( na verdade, verde-amareladas), até “algas cor-de-rosa” que acredita-se sejam um depósito limoso formado por bactérias.

PREVENÇÃO