ESTOJO DE TESTES GENCO® - "3 em 1"- OT

Por que usar este produto?

O ESTOJO DE TESTES GENCO® "3em1" - OT é instrumento imprescindível para o tratamento correto de águas de piscinas, pois é a partir dos resultados de suas análises que serão decididos os produtos a utilizar e suas respectivas dosagens. Ele permite analisar, de forma simples, fácil e econômica, os 3 parâmetros fundamentais da água da piscina: residual de Cloro Livre, pH e Alcalinidade Total.

Cloro livre

A cloração deve ser um processo contínuo com manutenção de residual de cloro livre de 2 a 4 ppm (*1) sempre presente, já que o aporte de contaminação à piscina é constante. O cloro destrói os microorganismos presentes na água antes que tenham tempo de infectar os usuários ou se multiplicar. A análise do cloro livre deve ser feita diariamente.

pH

A análise do pH é muito importante e deve ser feita diariamente com o propósito de manter a água da piscina balanceada. Água balanceada é obtida mantendo-se o pH, a alcalinidade total dentro da faixa ideal e em equilíbrio harmônico entre si. O pH da água de piscinas deve sempre ser mantido na faixa ideal de 7,2 a 7,8 e, preferencialmente, entre 7,4 e 7,6, para garantir eficácia à desinfecção do cloro, conforto dos banhistas e proteção dos equipamentos metálicos.

Alcalinidade Total

É extremamente importante que a Alcalinidade Total em águas de piscinas seja mantida entre 80 e 120 ppm (dependendo do cloro utilizado), pois isso confere estabilidade ao pH e facilita seu controle, melhora a atuação dos produtos utilizados no tratamento e a qualidade da água. A análise da alcalinidade total deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Validade dos reagentes:  CL-OT: 2 anos /  pH: 1 ano /  AT1 e AT2: 2 anos

Instruções de uso

Enxágue a célula comparadora e o tubo transparente na própria água da piscina antes e depois de cada uso.

A. Análise de Cloro Livre e pH

1. Mergulhe a célula comparadora de boca para baixo até cerca de 30 cm abaixo da superfície da água da piscina e vire-a de boca para cima para colher amostra daquela profundidade dentro dos tubos da célula.

2. Despreze a água que exceder os níveis marcados nos tubos.

Para a teste de cloro

3. No tubo do lado esquerdo, correspondente ao cloro, adicione:
a) 4 gotas do REAGENTE GENCO® CL-OT 

Para a teste de pH

4. No tubo do lado direito, correspondente ao pH, adicione: 
a) 4 gotas do REAGENTE GENCO® pH 

5. Coloque as tampas correspondentes, inverta 3 vezes para homogeneizar as cores formadas e compare-as com os padrões ao seu lado. O resultado do teste é o valor do padrão que mais se aproxima da cor obtida. Quando a cor formada situar-se no ponto médio entre dois padrões consecutivos, pode-se interpolar o resultado como a média dos dois valores.

A1. Se o teor de cloro livre for superior a 5 ppm, substitua os itens 1, 2 e 5 acima por estas instruções:

1. Adicione 2,5 ml de água da piscina ao tubo correspondente ao cloro (veja a marca na metade da altura do tubo) e complete com água destilada até o nível marcado (diluição 1:1). 

2. Siga as instruções dos itens 3 e 5 acima.

3. O resultado da análise de cloro livre, em ppm, é o valor encontrado na célula comparadora multiplicado por 2 (diluição 1:1).

B. Análise de Alcalinidade Total:

1. Recolha no tubo transparente 25 ml de água da piscina.

2. Adicione 3 gotas do REAGENTE GENCO® AT1 e agite para igualar a cor azul formada.

3. Adicione cuidadosamente o REAGENTE GENCO® AT2 na amostra, contando gota a gota, enquanto agita o tubo transparente (sempre em círculos) entre uma gota e outra para homogeneizar a mistura, até que a sua cor passe de azul para rosa ou amarelo.

4. O resultado da análise é igual ao número de gotas utilizadas multiplicado por 10.

Exemplo: 12 gotas utilizadas: Alcalinidade Total = 12 x 10 = 120 ppm

VALORES IDEAIS

Cloro: 2 a 4 ppm(*1)

pH: 7,4 a 7,6(*2)

Alcalinidade Total: 100 a 120 ppm

a) piscinas tratadas com GENCLOR® Cloro Estabilizado GENCO® Granulado, GENCLOR® Cloro Estabilizado GENCO® Tabletes, L.E. Cloro Granulado Múltipla Ação 3em1 ou Tabletes Múltipla Ação GENCO®
- 100 a 120 ppm(*3).

b) piscinas tratadas com POOL-TRAT® Cloro Granulado GENCO®
- 80 a 100 ppm(*3).

Mantenha os frascos dentro do estojo, em lugar fresco, ao abrigo da luz solar direta. Conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Não inverta as suas tampas. Não utilize reagentes vencidos.

(*1) Em piscinas públicas ou sujeitas à fiscalização sanitária seguir a legislação aplicável.

(*2) Se o pH estiver abaixo de 7,2, utilize o pH+ MAIS® para aumentá-lo. Se estiver acima de 7,8, utilize o pH- MENOS® para baixá-lo.

(*3) Se a Alcalinidade Total estiver abaixo da faixa recomendada, utilize o pH CERTO® para aumentá-la. Se estiver acima da faixa recomendada, utilize o pH- MENOS® para baixá-la. Siga as instruções das embalagens.

OBSERVAÇÃO: As fichas de informações de Segurança de Produtos Químicos GENCO® podem ser obtidas através das páginas dos respectivos reagentes ou no menu produtos > downloads. 

 

Vantagens:

Demais Produtos: